acupuntura-mtc.com

Aprenda Acupuntura e
Medicina Tradicional Chinesa

acupuntura-mtc

Doenças infecciosas

Destaques do site

Livros

Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura Auricular

Auriculoterapia

Dengue: mosquito aedes aegypti

Por Equipe de acupuntura-mtc.com

 Você gostou desta página? Clique no "mais um"  
 Compartilhe esta página

O mosquito aedes aegypti é o responsável pelo espalhamento da dengue e da febre amarela, que juntas afetam até 100 milhões de pessoas ao ano, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.

O mosquito aedes aegypti é o responsável pelo espalhamento da dengue e da febre amarela, que juntas afetam até 100 milhões de pessoas ao ano, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.

Em condições favoráveis, o ovo de um aedes aegypti pode se transformar numa larva em menos de um dia. A larva ainda demora cerca de quatro dias para se desenvolver numa pupa, da qual irá surgir um mosquito adulto após dois dias.

Dengue: mosquito <I>aedes aegypti</I>

Três dias após um mosquito ter picado uma pessoa e ingerido o sangue, porá ovos e o ciclo começará mais uma vez.

Dados sobre o mosquito

Como atualmente existem provas científicas de que as fêmeas do mosquito não se emparceiram durante mais ou menos um dia após uma cópula, os cientistas poderiam tentar utilizar machos esterilizados em laboratório para fazer perder gradualmente a posição de seus concorrentes férteis. Mas, como os mosquitos são esterilizados utilizando radiação, ninguém sabe com certeza se eles vão funcionar exatamente como os mosquitos intactos.

A acupuntura: proteção para a dengue?

A acupuntura pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a diminuir o perigo de adquirir muitas doenças causadas por fatores patogênicos externos e internos. Mas, na dengue e em outras doenças febris de caráter epidêmico, ainda não existem vias eficientes de fortalecimento do sistema imunológico para sua prevenção. A proteção principal continua sendo a prevenção higiênica e epidemiológica.

No caso específico da dengue, deve-se prevenir a transmissão da doença, principalmente, evitando as picadas e a multiplicação do mosquito aedes aegypti.

Porém, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o fortalecimento do Estômago e do Baço está entre as medidas mais importantes para robustecer o sistema imunológico na prevenção das doenças em geral. Na MTC, o Estômago e o Baço se consideram a raiz do qi adquirido.

O qi é a energia que abastece o corpo, a mente e o espírito e é essencial para a saúde. Em geral, o qi desempenha várias funções vitais dentro do organismo. As disfunções são consideradas como desequilíbrios do qi.

Nos doentes de dengue, a acupuntura pode ser efetiva para abaixar a temperatura corporal durante a febre.

Na última fase da dengue hemorrágica, a acupuntura pode ajudar a parar o sangramento do doente, utilizando pontos tais como Be 17 (ponto influente do sangue), entre outros.

Também, se tem comprovado que mediante o tratamento de acupuntura se pode incrementar a contagem de glóbulos brancos no sangue, o qual ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo.

Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe este site.

Pesquisar o site

Artigo

Chás para emagrecer na medicina tradicional chinesa
Por Equipe de acupuntura-mtc.com

Os chás, em geral, têm sido amplamente usados para ajudar a emagrecer. Beber uma xícara de chá em cada refeição é uma fórmula excelente para estimular o metabolismo com sucesso.
Um chá, por si só, contém apenas 4 calorias por xícara aproximadamente e é mais saudável quando consumido puro. A cafeína do chá aumenta a função do corpo para ajudar Leia mais...

Frase do dia

A Terra prefere o calor e a secura

Expressão simbólica para explicar uma propriedade fisiológica do Baço, que funciona bem em condições de aquecimento e de secura e tende a ficar danificado pelo frio e pela umidade.