acupuntura-mtc.com

Aprenda Acupuntura e
Medicina Tradicional Chinesa

acupuntura-mtc

Doenças infecciosas

Destaques do site

Livros

Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura Auricular

Auriculoterapia

Infecções por bactérias

Por Equipe de acupuntura-mtc.com

 Você gostou desta página? Clique no "mais um"  
 Compartilhe esta página

As bactérias formam parte de um grande grupo de microrganismos monocelulares. Normalmente de poucos micrômetros (milionésima parte do metro) de comprimento, as bactérias têm uma ampla variedade de formas que abrangem desde esferas até bastões e espirais.

As bactérias são comumente responsabilizadas por causar doenças (como o caso da leptospira, que causa doença grave). Porém, algumas bactérias, como o actinomicete, produzem antibióticos tais como a estreptomicina e a nocardicina. Outras vivem simbioticamente no intestino de animais (e dos seres humanos), em outras partes do corpo e nas raízes de algumas plantas, transformando o nitrogênio numa forma aproveitável.

As bactérias abundam em cada lugar da Terra: crescem no solo, nos desperdícios radioativos, na água, na crosta da Terra e na matéria orgânica.

Infecções por bactérias

As bactérias são as responsáveis do gosto forte do iogurte e do sabor azedo do pão de massa fermentada, ajudam a decompor a matéria orgânica morta e constituem a base da cadeia alimentar em muitos ambientes.

As bactérias são de imensa importância, devido à sua extrema flexibilidade, capacidade de rápido crescimento e reprodução e notável idade - os fósseis mais antigos conhecidos têm idade de aproximadamente 3,5 bilhões de anos e são fósseis de organismos parecidos a bactérias.

No corpo humano, há aproximadamente 10 bactérias por cada célula humana, com predomínio na pele e no trato digestivo. Embora a grande maioria destas bactérias seja inofensiva, devido ao efeito protetor do sistema imunológico e a que algumas são benéficas, outras são bactérias patogênicas que causam infecções (ex.: cólera, sífilis, antraz, lepra, peste bubônica, etc.).

As doenças bacterianas fatais mais comuns são as infecções respiratórias (ex.: apenas a tuberculose pulmonar mata ao redor de 2 milhões de pessoas por ano).

Na Medicina Tradicional Chinesa, as infecções bacterianas se caracterizam principalmente pela presença de calor excessivo no interior.

Por exemplo, as infecções bacterianas pulmonares geralmente se devem à invasão do Pulmão por fatores patogênicos externos que, acumulados no órgão, transformam-se em calor que danifica os fluidos do Pulmão e condensa-os formando fleuma.

A fleuma - calor acumulada congestiona o Pulmão provocando febre, tosse com expectoração densa, amarela e pegajosa, às vezes com traços de sangue, respiração rápida, dor costal, sede, agitação, opressão torácica, constipação, fezes secas, língua vermelha com saburra amarela seca e pulso rápido ondulante.

As infecções bacterianas gastrointestinais se devem a acúmulo de calor - umidade em Baço, Estômago, Fígado, Vesícula Biliar e intestinos ou a acúmulo de calor nos intestinos. A umidade é um fator patogênico pesado, turvo e estagnante que obstrui o fluxo do qi e quando se combina com calor se torna difícil de eliminar e danifica o yang qi.

A umidade - calor provoca febre alta vespertina, sensação geral de peso, cansaço e perda de força, sensação de plenitude no Estômago, perda do apetite, fezes pegajosas, inibição da micção, urina amarela ou avermelhada e, em alguns casos, icterícia.

O calor nos intestinos de tipo epidêmico provoca sinais agudos de febre alta, dor de cabeça, agitação, sede, dor abdominal intensa, presença de sangue e pus nas fezes, língua vermelha e pulso escorregadio e rápido.

O calor nos intestinos não epidêmico se caracteriza por dor abdominal, desejo de defecar acompanhado de sensação dolorosa no reto e de impossibilidade de defecar, febre, agitação, sede, sensação de urina quente, saburra da língua amarela gordurosa e pulso escorregadio, rápido e forte.

As infecções bacterianas do trato urinário se devem a acúmulo de umidade - calor que se manifesta por micção frequente, urgência para urinar, eliminação urinária vagarosa e acompanhada de dor, urina vermelha ou amarela escura, febre, dor lombar, areia ou pedras na urina, língua vermelha com saburra gordurosa amarela e pulso rápido escorregadio.

Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe este site.

Pesquisar o site

Artigo

Como engravidar
Por Equipe de acupuntura-mtc.com

Efeito da acupuntura para engravidar

A acupuntura é uma técnica similar à acupressão, exceto que as agulhas se inserem em pontos específicos ao longo de meridianos para estimular, desobstruir ou Leia mais...

Frase do dia

O Fígado é a víscera de vento e Madeira

O Fígado desobstrui o fluxo de qi e sangue, como a árvore que se estende livremente e, se adoecer, provoca sintomas de vento tais como a vertigem, o tremor e as convulsões.