acupuntura-mtc.com

Aprenda Acupuntura e
Medicina Tradicional Chinesa

acupuntura-mtc

Terapêutica da MTC

Destaques do site

Massagem da MTC

Por Equipe de acupuntura-mtc.com

 Você gostou desta página? Clique no "mais um"  
 Compartilhe esta página

A massoterapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também conhecida como tuina (推拿 - tuī ná, que significa literalmente "empurrar e agarrar") ou antigamente como anmo (按摩 - àn mó, que quer dizer exatamente "pressionar com a mão e friccionar"), é uma forma de terapia que aplica várias manipulações em pontos ou áreas específicas do corpo com movimentos das extremidades do paciente, para a prevenção e o tratamento de doenças. É frequentemente usada em conjunto com acupuntura, moxibustão, ventosas e outras técnicas terapêuticas.

Esta técnica é uma terapia corporal manual para trazer o corpo ao equilíbrio. Os princípios a serem equilibrados são os oito princípios da MTC.

Massoterapia

O massoterapeuta pode friccionar, amassar, deslizar, percutir, puxar, rotar, balançar, vibrar, pressionar e sacudir as áreas entre cada uma das articulações para ativar o qi defensivo (wèi) do corpo e estimular o movimento do qi e do sangue nos meridianos e colaterais, incluindo os músculos. O massagista pode usar esta técnica para estimular os pontos de acupuntura.

Mediante a massoterapia tradicional chinesa pode se tratar disfunções musculoesqueléticas agudas e crônicas, assim como muitas problemas não musculoesqueléticos. Esta terapia forma parte integrante da MTC e é ensinada nas escolas de MTC da China, como parte da formação desse sistema médico.

Na China antiga, a terapia médica era classificada frequentemente como tratamentos "externos" ou "internos". A massoterapia da MTC é um dos métodos externos, especialmente adequada para o uso na população de idosos e crianças, embora se aplique em todas as faixas etárias.

Se você já experimentou a acupressão ou o shiatsu, a sessão de massagem tradicional chinesa pode parecer um cruzamento entre os dois. Como o shiatsu, a massoterapia chinesa usa a compressão rítmica ao longo dos canais energéticos do corpo, bem como uma variedade de técnicas que manipulam e lubrificam as articulações. Semelhante à acupressão, a massagem da MTC afeta diretamente o fluxo de qi pressionando o corpo nos pontos de acupuntura.

Para o ocidental, a massoterapia tradicional chinesa é a forma asiática de trabalho corporal que mais se assemelha à massagem ocidental convencional. Mas, apesar das semelhanças, a intenção da técnica chinesa é mais especificamente terapêutica do que o simples relaxamento de uma massagem do estilo sueco, por exemplo.

Os benefícios da massoterapia da MTC são muitos. A recuperação do fluxo livre do qi e do sangue pode manter a saúde eficazmente, provocando maior vitalidade. Os músculos relaxam e as dores crônicas aliviam. As mudanças produzem um profundo relaxamento que promove a autocura e cria uma sensação de bem-estar emocional.

A sessão da massagem chinesa pode realmente deixar uma sensação de relaxamento e revigoramento, ao mesmo tempo. Claro, cada pessoa sente o resultado da massoterapia de forma diferente.

Os efeitos da massagem da MTC são cumulativos e, com sessões regulares, o estado de equilíbrio se torna a regra e não a exceção.

Alguns links sobre tuina:

tui-na.lumic.com

hsing-i.com

youtube.com

Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe esta página.

Pesquisar o site

Artigo

Chás para emagrecer na medicina tradicional chinesa
Por Equipe de acupuntura-mtc.com

Os chás, em geral, têm sido amplamente usados para ajudar a emagrecer. Beber uma xícara de chá em cada refeição é uma fórmula excelente para estimular o metabolismo com sucesso.
Um chá, por si só, contém apenas 4 calorias por xícara aproximadamente e é mais saudável quando consumido puro. A cafeína do chá aumenta a função do corpo para ajudar Leia mais...

Livros

Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura Auricular

Auriculoterapia

Frase do dia

O escarro é o fluido do Rim

O meridiano do Rim passa pela área sublingual. Na prática clínica, o escarro excessivo se trata utilizando tônicos do Rim.