acupuntura-mtc.com

Aprenda Acupuntura e
Medicina Tradicional Chinesa

acupuntura-mtc

Teorias fundamentais da MTC

Destaques do site

Livros

Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura Auricular

Auriculoterapia

Yin e Yang

Por Equipe de acupuntura-mtc.com

 Você gostou desta página? Clique no "mais um"  
 Compartilhe esta página

A base da teoria de yin e yang é a harmonia e o equilíbrio. As forças complementares de yin e yang são o pilar central em todo o pensamento chinês.

Considera-se que estas forças afetam tudo no universo, incluindo a nós mesmos.

Tradicionalmente, o yin é o feminino, o escuro, o passivo, o frio e o negativo, e o yang é o masculino, o claro, o ativo, o quente e o positivo. Outro modo mais simples de considerar o yin e o yang é que há dois lados em tudo - felicidade e tristeza, cansaço e vigor, frio e quente, etc.

Yin - Yang: Yin, o princípio feminino e Yang, o princípio masculino

Yin e yang são os opostos que criam o todo. Cada um deles não pode existir sem o outro e nada é completamente um ou o outro, em nenhum momento.

Há graus variados de cada um deles dentro de tudo e de todos nós. O símbolo do Taiji Tu, mostrado à direita, ilustra como yin e yang fluem de um para o outro com um pouco de yin sempre dentro do yang e um pouco de yang sempre dentro do yin.

No mundo, o sol e o fogo são yang, enquanto a terra e a água são yin. A vida só é possível por causa da interação entre estas forças.

As duas forças são necessárias para a existência da vida. Veja a tabela abaixo para entender a relação entre yin e yang.

Forças yin Forças yang
Feminino Masculino
Escuro Claro
Lua Sol
Água Fogo
Passivo Ativo
Descendente Ascendente
Contração Expansão
Frio Quente
Inverno Verão
Interior Exterior
Pesado Leve
Osso Pele
Frente Dorso
Interior do corpo Exterior do corpo

O yin e o yang são como uma vela. O yin representa a cera da vela. A chama representa o yang. O yin (a cera) nutre e apoia o yang (a chama). A chama precisa da cera para sua existência.

O yang consome o yin e, no processo, ilumina brilhantemente. Quando a cera (yin) acaba, a chama também acaba.

Assim, o yin e o yang dependem cada um do outro para a existência deles. Não podem subsistir um sem o outro.

O corpo, a mente e as emoções estão sujeitos às influências de yin e yang. Quando as duas forças adversárias estão em equilíbrio nos sentimos bem, mas se uma força dominar a outra se provoca um desequilíbrio que pode resultar em doença.

Pode-se comparar o conceito de yin e yang com o princípio correspondente dos tridoshas da Ayurveda, a medicina antiga da Índia. A Ayurveda considera que toda pessoa tem vata, pitta e kapha. Sempre que eles estiverem equilibrados há um estado de saúde perfeita. Quando houver desequilíbrios então há doença.

Um dos objetivos principais do acupunturista é manter o equilíbrio de yin e yang nas pessoas para prevenir a ocorrência de doenças ou para restabelecer a saúde.

A acupuntura é uma terapia de natureza yang porque atua do exterior para o interior. Por outro lado, as terapias herbáceas e nutricionais são terapias de natureza yin, porque atuam do interior ao longo do corpo.

Muitos dos órgãos principais do corpo são classificados em pares de yin-yang, que trocam influências saudáveis e insalubres.

Yin e yang também fazem parte da teoria dos oito princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Os outros seis princípios são: frio e calor, interior e exterior, deficiência e excesso.

Estes princípios permitem ao acupunturista usar o yin e o yang com maior precisão, para obter melhores resultados no diagnóstico e no tratamento dos doentes.

Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe esta página.

Pesquisar o site

Artigo

Fotos de anorexia
Por Equipe de acupuntura-mtc.com

Você acredita que se tornar anoréxico como as moças das fotos é a melhor maneira de se manter magro? Você passa a maior parte do seu tempo livre olhando fotos de anorexia? Se você responder positivamente a estas questões, é possível que você esteja lutando com a anorexia, um transtorno caracterizado por diminuição drástica do consumo de alimentos, seguido por Leia mais...

Frase do dia

O Baço é intolerante contra a umidade

A umidade tem propensão para danificar a função de transporte e transformação do Baço, conduzindo à diarreia, à preguiça, ao edema, etc.