acupuntura-mtc.com

Aprenda Acupuntura e
Medicina Tradicional Chinesa

acupuntura-mtc

Doenças do sistema nervoso

Destaques do site

Livros

Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura Auricular

Auriculoterapia

Acupuntura escalpeana para o tratamento da esclerose múltipla

Por Equipe de acupuntura-mtc.com

 Você gostou desta página? Clique no "mais um"  
 Compartilhe esta página

A acupuntura escalpeana (do couro cabeludo) é uma forma especializada de acupuntura, que tem ajudado muitas pessoas com disfunções do sistema nervoso, incluindo lesões da medula espinal e esclerose múltipla.

Áreas específicas do corpo, tais como a orelha, os pés, as mãos e couro cabeludo, representam microssistemas de acupuntura que complementam a acupuntura corporal tradicional. O tratamento mediante um microssistema localizado pode estimular o fluxo de energia que melhora a saúde (também chamado de qi), praticamente em qualquer parte do corpo.

Embora o microssistema de acupuntura escalpeana possa tratar a maioria dos mesmos transtornos que a acupuntura corporal, ele é especialmente eficaz no tratamento de doenças do sistema nervoso e da dor. Por exemplo, estudos têm mostrado que a acupuntura escalpeana tem ajudado a milhares de doentes chineses com acidente vascular cerebral (AVC), aparentemente por meio da alteração dos níveis sanguíneos de hormônios que influenciam a agregação plaquetária que induzem o AVC.

Além disso, muitas pessoas com esclerose múltipla (EM), lesões na medula espinhal, esclerose lateral amiotrófica e traumatismos cranianos também tem se beneficiado com a acupuntura do couro cabeludo. Acredita-se que a terapia é mais eficaz quando é iniciada logo após a lesão traumática ou a crise neurológica.

Guia de acupuntura escalpeana para a esclerose múltipla

A acupuntura escalpeana reduz quase sempre a intensidade dos sintomas da EM. Como têm sido tratadas tantas pessoas com esta doença, foi desenvolvido e divulgado um guia terapêutico da EM específica para ser utilizada por acupunturistas.

Guia desenvolvido pelo Dr. Edythe Vickers, baseado nos ensinos do Dr. Mingqing Zhu:

Acupuntura escalpeana na esclerose múltipla

Use a técnica de introdução rápida e elevação lenta na maioria dos casos, porque isto vai tonificar a deficiência. A manipulação deverá ser feita até o paciente notar uma mudança na sua condição. Ao tratar as zonas escalpeanas do braço ou da perna, peça ao paciente tentar movimentar a parte do corpo enquanto se manipula a agulha. Para desordens da bexiga, peça ao paciente respirar profundamente (para o abdômen inferior, Dan Tian) para focalizar a atenção na área tratada e ajudar a produzir uma sensação de aquecimento. Ao tratar Eding 1 (para os olhos), peça ao paciente esfregar suavemente as palmas das mãos em cima dos olhos.

Acupuntura do couro cabeludo

Se não notar nenhum efeito (como clareamento da visão ou mudança na sensação ou força dos membros afetados), dentro de 3 minutos aproximadamente do tempo da manipulação, verifique se o local de colocação da agulha estiver correto; se estiver correto, pode ser necessário tentar então o método de elevação rápida e introdução lenta da agulha, especialmente se houver dor. Também pode ser valioso tratar pontos do corpo, como E 36 e VB 34 para as pernas e IG 4 e IG 11 para os braços. Quando notar uma resposta, pode cessar a manipulação da agulha. Pacientes com fraqueza das pernas devem tentar caminhar durante alguns minutos. Depois de 15 minutos aproximadamente (da manipulação prévia), as agulhas devem ser manipuladas novamente. Ao término da terceira manipulação, o paciente será instruído para reter as agulhas por um período de várias horas até dois dias, e então remover as agulhas eles mesmos ou com a ajuda de alguém.

Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe esta página.

Pesquisar o site

Artigo

Fotos de imagens
Por Equipe de acupuntura-mtc.com

Página da net virtual para ajudar você a encontrar fotos e imagens sobre acupuntura e MTC (Medicina Tradicional Chinesa) ou qualquer outro tema na web. Como pesquisar a net virtual para Leia mais...

Frase do dia

O Fígado se abre nos olhos

A visão normal depende da função adequada do Fígado.